Abordagens sobre música, equipamentos, análises de álbuns e shows importantes, principalmente do
Pink Floyd, e muito mais

Se o seu álbum predileto ainda não foi incluído em nossos posts, em algum momento provavelmente será, é apenas uma questão de tempo.

Os álbuns do Pink Floyd tem preferência, é claro, e alguns dos mais importantes já estão em nossa lista de publicações, como "The Dark Side of the Moon", "The Wall" e "The Division Bell", confira! 

Quem não guarda para si um show inesquecível, daqueles que nos fizeram sorrir ou chorar? ou então quem nunca sonhou com um instrumento? um sintetizador minimoog D, ou uma guitarra fender? Além destes, muitos outros assuntos podem ser conferidos aqui, em nosso blog!

  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon

Quer interagir conosco? faça parte de nossas redes sociais

Conheça nossos posts, apenas à distância de um click!

O claro e o escuro, o silêncio e o som, o sim e o não, a terra e o céu, enfim, muitas são as antíteses que formam nossas vidas, e o que não é fotografar senão congelar movimentos etéreos em imagens estáticas?

 

A questão é que cada etapa do processo fotográfico possui inúmeras variáveis, cujo caminho e escolhas são sempre pessoais, a depender de quem fotografa.  Até o momento decisivo da captura de uma cena muitas opções foram consideradas, desde ângulos,  posicionamentos, incidências de luzes, movimentos de pessoas, espontaneidades,  enfim, uma infinidade de fatores que influenciam no resultado final. Quantas vezes não deparamos com uma fotografia e verificamos que a cena real não era dotada do mesmo encantamento? O contrário também pode ocorrer. 

August 5, 2018

É o décimo quarto álbum de estúdio.

A Turnê "The Division Bell Tour" ocorreu entre 30 de Março de 1994 e 29 de Outubro de 1994.  O álbum "Pulse" (1995) é a compilação dos shows realizados na Europa e nos Estados Unidos, entre Março e Outubro de 1994.

A capa traz duas grandes estátuas conversando entre si e com os rostos voltados um para o outro, como se fossem dois "Moais", estátuas gigantescas de pedra espalhadas pela Ilha de Páscoa, no Chile, construídas por volta de 1200 d.C. a 1500 d.C. pelo povo Rapanui.

Alguns fãs pereceberam incrível sincronismo com o filme “Planeta dos Macacos” (1968), de Franklin J. Schaffner, com pelo menos dez pontos já comprovados. E, para fomentar ainda mais a crença, não bastasse as estátuas da c...

July 20, 2018

Percorrendo o Vale do Paraíba em direção à São Paulo, pelas janelas da van era possível ver o Shopping Center Vale, em São José dos Campos, às margens da Rodovia Presidente Dutra. Naquele momento eu e Marcos Vinicius Trojan conversávamos sobre música e fotografia, e os temas não poderiam ser outros, sobretudo porque há poucas horas eu estava no palco do Sesc Taubaté com a Pink Floyd Dream, e ele foi o fotógrafo oficial. A conversa estava tão animada, que cogitei uma entrevista que foi prontamente aceita.

O claro e o escuro, o silêncio e o som, o sim e o não, a terra e o céu, enfim, muitas são as antíteses que formam nossas vidas, e o que não é fotografar senão congelar movimentos etéreos em imagens estáticas? A questão é que cada etapa do processo fotográfico possui in...

March 27, 2018

É o oitavo álbum de estúdio.

A turnê "Eclipse: A Piece for Assorted Lunatics tour" ocorreu entre os dias 17 de Janeiro de 1972 e 04 de Novembro de 1973.  As turnês "French Summer Tour" e "British Winter Tour" ocorreram de 18 de Junho de 1974 à 14 de Dezembro de 1974.

O disco marca uma nova fase no som da banda, com um álbum conceitual.  Os temas explorados na são principalmente cobiça, doença mental e envelhecimento, inspirados especialmente pela saída de Syd Barrett, integrante que deixou o grupo em 1968 depois que sua saúde mental se deteriorou. O conceito básico do disco foi desenvolvido quando a banda estava em turnê, e muito do novo material foi apresentado ao vivo, muito antes de ser gravado. As letras mais pessoais e instrumentais menores, contendo inst...

January 23, 2018

Incentivado pelos pais, ambos professores de música, o paulistano Fabio Ribeiro iniciou os estudos de piano erudito em 1975. Após alguns anos, já no início da década de 1980, motivado a tocar com outros músicos, ingressou em sua primeira banda, a Annubis, porém, curiosamente, como guitarrista. Alguns anos depois, e para sorte nossa, tecladistas, assumiu seu instrumento de origem, e passou a integrar bandas importantes, dentre as quais, Desequilíbrios, Angra e Shaman, além de ter participado de diversos concertos com a banda Violeta de Outono, e integrado a Pink Floyd Cover SP, uma das pioneiras neste campo das bandas tributos.  Atualmente assume os teclados e produção da banda Remove Silence. 

Certa vez, conversando com Fabio Ribeiro, disse-me que desenhava s...

January 16, 2018

Desde que comecei a entender mais sobre o mundo da guitarra e explorar a infinidade de timbres e possibilidades, me interessei muito pelo universo dos amplificadores, principalmente valvulados. Sonhava em ter um amplificador valvulado e entrar neste mundo analógico. Eu não via a hora de poder ter um Marshall ou um Vox!

Ver filmagens do Blackmore incendiando aquele Marshall Major no show do Rainbow de 74 mostrou a brutalidade que um equipamento desses pode ter.

Com o passar dos anos conheci mais do mundo valvulado: passei a fazer shows com os amplis emprestados e me apaixonei por eles cada vez mais. Quanto mais vintage melhor! Eu adorava saber que histórias carregavam cada amplificador daquele.

Eu demorei muitos anos para que conseguisse ter um “carro com as rodas”, em outras palavras,...

December 14, 2017

É o primeiro álbum de estúdio, e foi gravado no mítico estúdio Abbey Road, em Londres.

O título foi retirado de um dos livros favoritos de Syd Barrett, "The Wind in the Willows" (O Vento nos Salgueiros), de Kenneth Grahame. Em determinado capítulo, um Rato e uma Toupeira têm experiência religiosa ao procurarem um animal perdido: "este é o local do meu sonho, onde eu ouvi a música" segredou o Rato em transe. "Aqui é o meu local sagrado, se o pudermos encontrar em algum lado, é aqui". O flautista (em inglês: piper) é identificado com o Deus grego Pan.

Conta-se que Grahame escreveu histórias para entreter o filho sem imaginar que, reunidas estas em um volume e publicadas, tornariam-se grande sucesso literário. Os...

December 14, 2017

Em um dia nublado, caminhava à tardezinha pela Rua Direita, Centro de São Paulo. Faz alguns anos. Estava triste, chateado, algo me incomodava e queria logo chegar em casa. Não obstante o caos urbano, pessoas indo e vindo e sons variados chegando aos meus ouvidos de todas as partes, comecei a prestar atenção em uma canção cuja intensidade de volume crescia à medida que eu continuava meus passos, até que finalmente consegui identificar que se tratava de "Abri a Porta", composição de Dominguinhos e Gilberto Gil, gravada pela banda "A Cor do Som" no álbum "Frutificar", de 1979. 

"Abri a porta
Apareci
A mais bonita
Sorriu pra mim

Naquele instante
Me convenci
Que o bom da vida
Vai prosseguir
Vai prosseguir
Vai dar pra lá do céu azul
Onde eu...

December 14, 2017

Em uma rua de paralelepípedos relativamente tranquila situa-se o Teatro da Universidade UMC, é, no entanto, transversa a uma das principais e movimentadas vias de São Paulo, a Avenida Imperatriz Leopoldina. Do lado de fora, quem passa pelas imediações certamente não imagina que já houve duas exposição fantásticas de miniaturas de sintetizadores, órgãos, pianos, clavinets e, demais instrumentos de teclas.  Ronaldo Lopes Teixeira Rolt é o artista. Após subir as escadas em direção ao interior do Teatro, pode-se ver uma lanchonete defronte à bilheteria e, mais adiante, à direita, um local perfeito para a exposição de Rolt, a antesala do Teatro. Após juntar duas mesas grandes e estender uma toalha preta de veludo, Rolt dispôs cuidadosamente cada peça de forma organizada, e, assim, a magi...

December 14, 2017

Reproduzir ao vivo as músicas do filme The Wall, enquanto as cenas são projetadas no palco (direção de Alan Parker, produção de Alan Marshall e roteiro de Roger Waters). Esta é a idéia, que já vinha sendo amadurecida durante alguns anos, e que finalmente será concretizada pela Pink Floyd Dream.

Vinte e oito músicas foram inseridas no filme, valendo salientar que as únicas do álbum lançado anteriormente (1979) que não foram utilizadas são Hey You e The Show Must Go On.  Os arranjos de algumas músicas são tão diferentes do álbum original, que praticamente se tornaram músicas diferentes, como o caso de Mother. 

As músicas presentes no filme são estas: 

When the Tigers Broke Free 

(separated into two sections) Written by Roger Waters 

Performed by Pink Floyd 

The Little Bo...

December 12, 2017

É o décimo primeiro álbum de estúdio.

A turnê "The Wall Tour" ocorreu de 7 de Fevereiro de 1980 à 17 de Junho de 1981, e foi marcada pelo fato de ser construído um muro que dividia a banda do público. Ao fim do show, o muro era demolido. Richard Wright tocou como um músico contratado.

A ópera-rock é considerada um dos melhores discos de rock progressivo de todos os tempos, e está centrada em Pink, um personagem fictício baseado em Roger Waters. As experiências de vida de Pink começam com a perda de seu pai durante a Segunda Guerra Mundial, e continuam com a ridicularização e o abuso de seus professores, com sua mãe superprotetora e, ao final, com o fracasso de seu casamento. Tudo isso contribui para uma auto-imposta isolação da sociedade, representada por uma parede metafóri...

Please reload